• Qualidade de vida e bem-estar: PRÉDIOS DOENTES

    As misteriosas doenças que assolam os modernos prédios de escritórios.

    O Conselho Rotherham, na Inglaterra considerava seu novo prédio de escritórios, o Norfolk House, uma obra tão bem concebida que o inscreveram para um premio nacional de arquitetura, no inicio da década de 1980. Mas, quando as pessoas se mudaram para lá, surgiram queixas de dores de cabeça, letargia, erupções cutâneas, respiração difícil, náuseas e irritação nos olhos. Uma proporção de 94% dos empregados queixou-se de um ou mais desses sintomas, que só ocorriam no trabalho. Norfolk House tinha a síndrome do prédio doente.

    Dez anos antes, ninguém imaginaria que tais sintomas poderiam ser causados por inofensivos interiores de escritórios, mas hoje médicos e especialistas do ambiente comprovaram que os prédios podem fazer com que as pessoas adoeçam. Em 1982, uma conferencia sobre o assunto, realizada em Washington, citou a síndrome do prédio doente como uma epidemia nacional, reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde. Alguns pesquisadores sugeriram que prédios doentes causam hipertensão abortos. Como pode um prédio fazer com que os residentes adoeçam? Os pesquisadores sabem que a síndrome é mais comum em modernos blocos de escritórios com sistemas precários de ar condicionado, verdadeiros viveiros de fungos, micróbios e ácaros. Outra causa são os biocidas, produtos químicos usados no sistema de umidificação para eliminar insetos. Materiais modernos, de construção e mobiliário, como divisórias de aglomerado, e também produtos de limpeza, solventes e colas podem exalar vapores, como formaldeído, que os pesquisadores associaram a irritações cutâneas e oftálmicas.

    A simples colocação de um carpete sintético pode causar extrema fadiga e perda de voz, como aconteceu com 60 empregados do ? quem diria? ? prédio da Agencia de Proteção ao Ambiente, em Whashington. Eles foram afetados por substâncias químicas liberadas pelo novo carpete. O pulsar da iluminação florescente e os monitores dos computadores também causam graves problemas de encadeamento de imagem e dores de cabeça.

    Texto extraído do Livro VOCÊ SABIA? Da READER?S DIGEST



    sample
    Compartilhe

Novidades